Edital Bolsas CAPES/CNPq - 2019

 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSA CAPES/CNPq DO PPGHE PARA MESTRADO

Primeiro Semestre de 2019

 

Estão abertas as inscrições para bolsas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

IMPORTANTE: as bolsas, concedidas pelas CAPES e pelo CNPq, serão atribuídas aos alunos classificados conforme a lista resultante do presente edital que entrará em vigor.

O PPGHE informa que não há bolsas disponíveis para todos/as os/as estudantes ingressantes, de forma que recomenda fortemente serem os projetos de pesquisa também submetidos à FAPESP, sempre em acordo com os orientadores ou orientadoras.

 

As Bolsas serão inicialmente concedidas por um prazo de doze meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de 48 (quarenta e oito) para o doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:

 

  1. Recomendação da Comissão de Bolsas, sustentada na avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando e
  2. Continuidade das condições pessoais do bolsista, que possibilitaram a concessão anterior

 

As normas gerais de concessão e acompanhamento dos bolsistas podem ser encontradas na Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010 da CAPES, reproduzida no Anexo A do presente edital. A portaria encontra-se também disponível em

Todas/os estudantes matriculado/as no PPGHE/USP que desejem concorrer a uma bolsa e atenderem às condições descritas neste Edital deverão inscrever-se apresentando os seguintes documentos:

  1. Formulário de solicitação de bolsa;
  2. Carta assinada que justifique a necessidade da bolsa;
  3. Projeto de Pesquisa, com indicação da Linha de Pesquisa no qual ele se enquadra;
  4. Relatório de Qualificação, para aqueles estudantes que já se qualificaram;
  5. Histórico escolar do ensino médio;
  6. Comprovante de residência;
  7. Comprovação de dependentes (certidão de nascimento dos filhos, última declaração de Imposto de Renda ou outro documento).

 

Período de inscrição – de 3 à 7 de junho de 2019

Divulgação do Resultado – 14 de junho de 2019

Prazo de recurso – 17 de junho de 2019 (até às 17h)

Inscrições: Pelo site do programa - clique aqui

 

 

AVALIAÇÃO

A seleção classificatória se dará com base em critérios acadêmicos, socioeconômicos e étnico-raciais.

A avaliação socioeconômica e étnico-racial se dará com base nas informações fornecidas pelo candidato nos itens 1, 2 e 3 do Formulário de Solicitação de Bolsas. Tais critérios serão contabilizados conforme cálculo e equação expostos ao final deste edital apenas se forem devidamente comprovados. Caso a/o candidata/o não se enquadre em nenhuma das opções de comprovações abaixo, solicitações de comprovantes alternativas serão examinadas pela Comissão de Bolsas.

A avaliação acadêmica se dará com base no Projeto de Pesquisa e no Relatório de Qualificação apresentados, assim como nas informações adicionais solicitadas no item 4 do Formulário de Solicitação de Bolsas.

IMPORTANTE: Tanto no Projeto de Pesquisa como no Relatório de Qualificação deve ser obrigatoriamente informada a Linha de Pesquisa do candidato. Caso não haja tal informação, a inscrição do candidato no processo seletivo será anulada.

Cada variável do questionário implica uma resposta a qual será atribuída uma pontuação e um peso relativo a essa pontuação. Os pontos são de 0 (zero) a 100 (cem) e o peso equivale de 1 (um) a 6 (seis), conforme descrito no Anexo B – Sobre os Critérios de Avaliação e seus Pesos.