
Alexandre de Freitas Barbosa
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP entre 2007 e 2009. É Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. Tem se dedicado a pesquisas sobre o mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; o pensamento e a prática do desenvolvimento na história brasileira, especialmente a partir da contribuição do economista Rômulo Almeida; e a inserção externa da economia brasileira, com foco nos impactos trazidos pela China e no potencial das relações Sul-Sul. Desde 2016, possui bolsa produtividade do CNPq, nível 2.
Currículo Lattes
Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
Ana Paula Tavares Magalhães possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, Heresias Medievais, História do Franciscanismo, História e Narrativas, entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média; é Conselheira da ANPUH - Associação Nacional de História, secção São Paulo; atua em múltiplas associações de pesquisa, nacionais e internacionais. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Programas e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
Currículo Lattes
Alexandre Macchione Saes
É professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003) e Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008). Ministra as disciplinas de História Econômica e Formação Econômica do Brasil no Departamento de Economia e suas pesquisas gravitam nos temas da história do setor elétrico brasileiro, do pensamento econômico do Brasil e da metodologia e ensino de história econômica. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE (2015-17), Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP (2017-2020) e coordenador do curso de Economia da FEA/USP (2017-2020). É Bolsista Produtividade CNPq.
Currículo Lattes
Antonio Carlos Mazzeo
Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - instituição complementar da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado em filosofia Politica pela Università Degli Studi Roma-Tre (2000) e Livre-Docente em Ciência Politica pela Universidade Estadual Paulista (2004). É prof. Livre-Docente junto ao Departamento de História da FFLCH - USP, Programa de História Econômica e junto ao Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da PUC/SP . Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas:Filosofia politica no Mundo Antigo, democracia, capitalismo e marxismo, comunismo/comunismos, teoria do Estado, Teoria Politica, Estado Nacional brasileiro, História Econômica do Brasil, com ênfase em burguesia no Brasil, movimento dos trabalhadores, partidos políticos, e política italiana contemporânea.
Currículo Lattes
Antonio Mota
Antonio Mota é professor de Economia Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da EPPEN-UNIFESP. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2022), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2017) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2012). Realizou um período de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e na École des hautes études en sciences sociales (EHESS - Paris). Suas áreas de pesquisa são: teorias do imperialismo; terceiro mundismo; nacionalismos; internacionalismo socialista.
Arlene Elizabeth Clemesha
Arlene Clemesha possui Mestrado (Marxismo e Judaísmo: história de uma relação difícil, 1998) e Doutorado (A esquerda, o holocausto e a criação de Israel, 2003), ambos em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi Pesquisadora Visitante na University of Michigan em Ann Arbor (2001). É Professora Doutora do Curso de Árabe do Departamento de Letras Orientais (FFLCH-USP) onde leciona as disciplinas de História Árabe do período de formação do Islã ao século XX, História da Palestina Moderna, e História do Egito no século XX. Suas pesquisas possuem como foco a relação entre a questão árabe e a questão judaica, a crítica ao orientalismo, a história dos séculos XIX e XX árabes e do Oriente Médio, colonialismo, nacionalismo, e movimentos de libertação nacional.
Currículo Lattes - E-mail
Daniel Strum
É professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade de São Paulo, na área de Brasil Colônia, e membro do Institute for Advanced Study (Princeton). Foi pesquisador visitante na Universidade de Yale e pós-doutorando na Universidade de Stanford. É mestre e doutor em história pela Universidade Hebraica em Jerusalém e graduado em economia pela Universidade de São Paulo. Pesquisa os instrumentos, estratégias e mecanismos – oficiais e informais – que promoviam a integração e expansão dos mercados no comércio transatlântico no período colonial e os condicionamentos tecnológicos, políticos, sociais, legais e religiosos a que estava sujeito.
Currículo Lattes
Everaldo de Oliveira Andrade
Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em História Econômica pela mesma universidade, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado entre 2012-2013. Professor de História contemporânea no departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), com credenciamento no programa de pós-graduação em História Econômica. Membro da Diretoria da Associação Nacional de História - SP na gestão 2011-2012 e atualmente membro do seu Conselho Consultivo. Foi coordenador da área de História Contemporânea no período 2015-2016. Tem experiência docente e publicações na área de ensino e pesquisa de História, em História contemporânea, História da América e História econômica. Foi coordenador do programa de pós-graduação em História Econômica da USP (PPG-HE) na gestão 2017-2018. É membro do conselho editorial da Revista de História do departamento de História da USP.
Currículo Lattes
Francisco de Assis Queiroz
Possui bacharelado e doutorado em História Social/História da Ciência pela USP, licenciatura em Filosofia (PUCCAMP/UNIFAI) e bacharelado em Economia (PUC-SP), com incursões não lineares por outros campos, incluindo em outros momentos tentativas de esforços autodidáticos. Foi professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professor de história da ciência na USP, autor de A Revolução Microeletrônica: Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrônicas, entre outros trabalhos sobre história da ciência e tecnologia e polítca científica no Brasil. Outras áreas de atuação e interesse são: história econômica e financeira, política econômica, economia monetária, desenvolvimento econômico e economia brasileira.
http://lattes.cnpq.br/9963100774836133
Gildo Magalhães dos Santos Filho
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1972), com doutorado em História Social (1994) e livre-docência em História da Ciência (2005), ambos pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi bolsista das Fundações Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha) em 1983-84, Resident Scholar do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) em 2003 e Fellow da Chemical Heritage Foundation (Filadélfia, EUA) em 2013. Membro do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa desde 2004 e Professor Colaborador do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2014. A partir de 2016 tornou-se Professor Titular do Departamento de História da FFLCH/USP. É líder do Grupo de Pesquisa Khronos do Instituto de Estudos Avançados da USP e diretor do Centro Interunidades de História da Ciência da USP, onde edita a revista Khronos. Coordenou projeto temático da FAPESP sobre a história da eletrificação paulista e dirige projeto de cooperação internacional entre a FAPESP e a Fundação para a América Latina da Baviera (BAYLAT). Dedica-se a temas de pesquisa em história da ciência e da tecnologia, com destaque para temas sobre o Brasil, epistemologia, divulgação científica, história da política científico-tecnológica.
Currículo Lattes
Guilherme Grandi
Professor doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá). Tem experiência de pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente com os seguintes temas: transportes, economia cafeeira, imigração, Estado, industrialização, movimento operário, sindicalismo, políticas de transporte, história quantitativa e historiografia comparada entre Brasil, Argentina e Canadá.
Currículo Lattes
Gustavo Velloso
Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História Social pela mesma instituição (PPGHS-USP) e em História Moderna pela Universidad de Sevilla (US). Suas investigações concentram-se em processos de mudança social e conflito na interface entre História da América Indígena e História da América Colonial, com ênfase para as modalidades do trabalho ameríndio, as insurreições multiétnicas, a reconfiguração das sociedades mapuches e a crise do século XVII. Coordena o "Grupo de Pesquisa sobre o Mundo do Trabalho nas Américas", constituído em 2018 e desde 2020 cadastrado no Diretório de GPs do CNPq. É autor do livro "Ociosos e Sedicionários: populações indígenas e os tempos do trabalho nos Campos de Piratininga, século XVII" (São Paulo: Intermeios, 2018) e da tese "Os nós da flecha: crise e sublevação na fronteira meridional do Império espanhol (Chile, 1655-1662)" (USP/US, 2022).
Áreas de interesse: história do trabalho, economias indígenas, formações econômicas nas Américas, demografia histórica, história econômica do período colonial.
Linha de pesquisa com a qual se identifica: "a. Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados" e "b. Demografia, Escravidão e Trabalho".
Henrique Soares Carneiro
Possui mestrado e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (1997). É professor de História Moderna da Universidade de São Paulo. Foi professor de História do Brasil República, na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, onde leciona e desenvolve pesquisas em História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas.
Currículo Lattes
Horacio Gutiérrez
HORACIO GUTIÉRREZ é mestre (1989), doutor (1997) e livre-docente em História (2008) pela Universidade de São Paulo, e graduado em Economia (1979) pela Universidad de Chile. Foi professor da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Goiás e, no exterior, visitante na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Atualmente é professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro de Estudos de História da América Latina (CEDHAL). Leciona, pesquisa e orienta na área de História da América, em particular nos seguintes temas: identidades americanas, escravidão, história agrária e história demográfica.
Currículo Lattes
Íris Kantor
Graduação no Departamento de História na Universidade de São Paulo (1986); defesa de Mestrado em 1996 e de Doutorado em 2002, ambas no Programa de História Social da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP). Integrou o quadro de docentes da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 1992-2002; e, desde 2003, é docente concursada no Departamento de História na Universidade de São Paulo, sendo responsável pelas disciplinas de História Ibérica, História da Historiografia Colonial Brasileira e História da Cartografia Ibero Americana. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2) desde 2009; participa do comitê executivo do E- Journal of Portuguese History da Universidade de Brown. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica da Cátedra Jaime Cortesão e do LABIEB (USP). Participa do Conselho Acadêmico da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e representa a FFLCH no Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Ciência, império e viagens (2013). Desde 2014 é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Currículo Lattes
Ivan Colangelo Salomão
Professor do Departamento de Economia (FEA/USP) e dos programas de pós-graduação em História Econômica (PPGHE/USP) e em Economia (IPE/USP) da Universidade de São Paulo. Editor-chefe dos periódicos Análise Econômica (UFRGS, 2016), Revista de Economia (UFPR, 2018) e História Econômica História de Empresas (ABPHE, 2020). Temas de interesse: História Econômica do Brasil, Economia Brasileira Contemporânea e Pensamento Econômico no Brasil. Página pessoal: https://sites.google.com/view/ivansalomao
Currículo Lattes
Joana Monteleone
Joana Monteleone é historiadora, pesquisadora-colaboradora da Universidade de São Paulo (USP) no Programa de História Econômica e sócia do Instituto Histórico e Georgráfico Brasileiro IHGB/RJ). Fez Pós-Doutorado na Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo (USP) com o tema "Açúcar e Industrialização" e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o título "O Almanaque Laemmert e o tempo do Império" (2015-2018). Ganhadora do prêmio Jabuti em 2017 como editora, é editora da Alameda Casa Editorial desde 2004. Fez doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP - 2013), com o título de "O circuito das roupas: a Corte, o consumo e a moda (Rio de Janeiro, 1840-1889)". Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008), com o título de "Sabores Urbanos: alimentação, sociabilidade e consumo (1828-1910)". Atua, principalmente, nos seguintes temas: história do império, história do consumo, história da alimentação, história da moda, história e urbanismo. É autora dos livros "Sabores Urbanos" (Alameda, 2015) ,"Toda comida tem uma história" (Oficina Raquel, 2017) "O circuito das roupas: a corte, o consumo e a moda, Rio de Janeiro, 1840-1889" (2022) e co-organizadora de "A história na moda, a moda na história" (Alameda 2019),"Histórias de São Paulo: construções e desconstruções" (Edusp, 2023) e "Cachaça, história e literatura (Alameda Casa Editorial, 2023). Acaba de lançar o livro "Toda comida é política (Alameda, 2025).
E-mail: joana@alamedaeditorial.com.br
Currículo Lattes
Jorge Luís da Silva Grespan
Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Teoria da História e é credenciado como orientador de mestrado e doutorado pelo Programa de História Econômica e pelo Programa de História Social da FFLCH USP. Suas linhas de pesquisa abrangem temas como: Dialética em Marx e em Hegel, Crítica da Economia Política, Crises econômicas, Marxismo no século XX (Lukács, Rosa Luxemburgo, Gramsci, W. Benjamin, Adorno), Marxismo no Brasil e na América Latina. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994. Tese publicada em 1998 com o título "O negativo do capital"), pós-doutorado em filosofia pela Freie Universität Berlin (1997), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2017, publicada em 2019 com o título "Marx e o Modo de Representação Capitalista").
Currículo Lattes
Texto de apresentação: Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAC/USP, 1997), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutorado em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP, 2005) e Livre Docência em Formação Econômica e Social do Brasil pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA/USP, 2019). Atualmente é docente do Instituto de Estudos Brasileiros - USP, coordenadora dos grupos, Hermes Clio - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica e Grupo de Estudos e Pesquisa História Econômica e Social da Mulher no Brasil. Tem experiência na área de História Econômica, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, riqueza e gênero.