Professor Doutor do Departamento de Economia da FEA-USP. Possui pós-doutorado em Economia pelo Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Economia e graduação em Ciências Sociais ambos pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de História Econômica com ênfase nos temas: transportes, Estado, economia cafeeira, imigração, industrialização, sindicalismo e movimento operário. Suas linhas de pesquisa são: Conceitos e métodos em História Econômica, Formações regionais, Sistemas de transporte, Integração de mercados, Historiografia econômica, Grupos de interesses e política econômica, Movimento operário, Movimentos migratórios.