Prorrogação, Trancamento, Aproveitamento de Créditos e Outros

Os Requerimentos deverão ser solicitados pelo aluno através do Sistema Janus. Veja aqui o Tutorial.

O sistema está habilitado para 5 (cinco) tipos de solicitações de alunos, sendo 4 (quatro) específicos e 1 (um) requerimento Geral, conforme abaixo:

• Aproveitamento de créditos em disciplina cursada fora da USP;
  • Aproveitamento de créditos em disciplina cursada na USP, ou seja, créditos excedentes
  • de Mestrado disponíveis para o Doutorado ou créditos de disciplinas cursadas como aluno especial;
  • Atribuição de créditos especiais;
  • Trancamento de matrícula; e
  • Outros Requerimentos/Requerimento Geral

1. Trancamento de Matrícula

O solicitante preenche os campos do requerimento de acordo com o motivo de trancamento selecionado. É importante ressaltar que para licença-saúde a data de início deve ser a data do atestado médico. Para licença-maternidade ou paternidade a data de início é a data do nascimento da criança.

Documentos comprobatórios conforme motivo:

• Saúde do Aluno ou Familiares: Atestado médico, onde conste a doença (CID), o período necessário para tratamento e data de início do tratamento.
  • Profissionais: Comprovante que justifique o afastamento (diário oficial, declaração do empregador ou documento equivalente etc).
  • Licença Maternidade/Paternidade/Adoção: Certidão de nascimento da criança ou documento de adoção.

2. Atribuição de Créditos especiais

O solicitante deverá escolher qual a atividade realizada para atribuição como créditos especiais.

Documento/s comprobatório/s:

• Participação em Congresso com publicação de Trabalho:
    • Cópia do Comprovante de participação do aluno no evento.
    • Cópia do Resumo/Trabalho publicado onde conste o número da página e volume, (ou a informação de publicação através de CD ROM ou online.
  • Publicação de trabalho completo, capítulo de livro ou capítulo de manual: Publicação onde conste o número da página e volume ou a informação de publicação digital (DOI), data e local (cidade e país).
  • PAE: Comprovante (certificado/declaração) de conclusão.
  • Depósito de PATENTES: Documento comprobatório do registro.
  • Acompanhamento de atividades assistenciais: Documento comprobatório devidamente assinado.
  • Estágios realizados, em instituições nacionais ou internacionais: Documento comprobatório com nome da Instituição e período (início e fim) do estágio. (Ex: termo de outorga)

3. Aproveitamento de Créditos em Disciplinas cursadas fora da USP

Documentos comprobatórios:

• Ementa: Cópia original do programa da disciplina cursada (nome, programa, conteúdo, bibliografia, etc.)
  • Certificado: Cópia do certificado original da disciplina cursada, onde deve constar a carga horária, conceito obtido e número de créditos obtidos.

4. Aproveitamento de Créditos em Disciplinas cursadas na USP

Para cada disciplina a ser aproveitada deverá ser feito um requerimento. Para essa solicitação não há necessidade de anexar documentos comprobatórios.

5. Outros Requerimentos - Requerimento Geral

Serão considerados como outros requerimentos as seguintes solicitações de aluno (e documentos comprobatórios):

• Desligamento do Programa
  • Mudança de orientado
  • Nova Matrícula:
    • Projeto de pesquisa aprovado pelo orientador;
    • Ficha do aluno do antigo curso.
  • Prorrogação de prazo para depósito
    • Versão preliminar da dissertação/tese com atividades e resultados obtidos até o momento.
    • Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período.
  • Prorrogação de prazo para defesa: Atestado(s) médico(s), se houver.
  • Prorrogação de prazo exame de qualificação: Atestado(s) médico(s), se houver.
  • Transferência de curso: Para o caso de transferência de curso (Mestrado para Doutorado Direto), verificar se há alguma exigência no regulamento do programa e anexar o(s) respectivo(s) documento(s)
  • Transferência de programa:
    • Ficha do aluno do curso iniciado anteriormente;
    • Parecer da CPG anterior, se houver, sobre o desempenho do aluno.