Docentes

​​​​​​​​​​​​​​​ Alexandre de Freitas Barbosa
​​​​​​​​​​​​​​
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP entre 2007 e 2009. É Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. Tem se dedicado a pesquisas sobre o mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; o pensamento e a prática do desenvolvimento na história brasileira, especialmente a partir da contribuição do economista Rômulo Almeida; e a inserção externa da economia brasileira, com foco nos impactos trazidos pela China e no potencial das relações Sul-Sul. Desde 2016, possui bolsa produtividade do CNPq, nível 2. 
​​​​​​​​​​​​​​Currículo Lattes
​​​​​​​

​​​​​​​image-20210224213647-1 Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi​​​​​​​​​​​​​​

Ana Paula Tavares Magalhães possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, Heresias Medievais, História do Franciscanismo, História e Narrativas, entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média; é Conselheira da ANPUH - Associação Nacional de História, secção São Paulo; atua em múltiplas associações de pesquisa, nacionais e internacionais. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Programas e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. 
​​​​​​​Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

​​​​​​​image-20210224213921-1 Alexandre Macchione Saes​​​​​​​​​​​​​

É professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003) e Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008). Ministra as disciplinas de História Econômica e Formação Econômica do Brasil no Departamento de Economia e suas pesquisas gravitam nos temas da história do setor elétrico brasileiro, do pensamento econômico do Brasil e da metodologia e ensino de história econômica. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE (2015-17), Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP (2017-2020) e coordenador do curso de Economia da FEA/USP (2017-2020). É Bolsista Produtividade CNPq. 
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224214856-1 Antonio Carlos Mazzeo​​​​​​​​​​​​​​

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - instituição complementar da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado em filosofia Politica pela Università Degli Studi Roma-Tre (2000) e Livre-Docente em Ciência Politica pela Universidade Estadual Paulista (2004).
É prof. Livre-Docente junto ao Departamento de História da FFLCH - USP, Programa de História Econômica e junto ao Departamento de Fundamentos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da PUC/SP . 
Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas:Filosofia politica no Mundo Antigo, democracia, capitalismo e marxismo, comunismo/comunismos, teoria do Estado, Teoria Politica, Estado Nacional brasileiro, História Econômica do Brasil, com ênfase em burguesia no Brasil, movimento dos trabalhadores, partidos políticos, e política italiana contemporânea.
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224223812-1 Carlos de Almeida Prado Bacellar

É graduado em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Foi Presidente do Conselho Supervisor do SIBi - Sistemas Integrado de Bibliotecas da USP de fevereiro de 2015 a agosto de 2018. É vice-presidente da ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, gestão 2019-2020. Foi Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (2007-2013). Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, São Paulo (2010-2015), e foi membro do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2014-2018). Foi diretor do CEDHAL/Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da FFLCH/USP (2006-2007)), e supervisor técnico-científico do Museu Republicano Convenção de Itu/USP (2004-2007). Desenvolve projetos na área de Demografia Histórica e História Social da População, com enfoque nos seguintes temas: história da família, demografia da escravidão, compadrio e elites agrárias. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa/CNPq, nível 1D. 
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224224206-2 Daniel Strum

É professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade de São Paulo, na área de Brasil Colônia, e membro do Institute for Advanced Study (Princeton). Foi pesquisador visitante na Universidade de Yale e pós-doutorando na Universidade de Stanford. É mestre e doutor em história pela Universidade Hebraica em Jerusalém e graduado em economia pela Universidade de São Paulo. Pesquisa os instrumentos, estratégias e mecanismos – oficiais e informais – que promoviam a integração e expansão dos mercados no comércio transatlântico no período colonial e os condicionamentos tecnológicos, políticos, sociais, legais e religiosos a que estava sujeito.
Currículo Lattes 
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura

​​​​​​​​​​​​​​Esmeralda Blanco B. de Moura é Bacharel (1971) e licenciada(1971) em História pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado (1977) e doutorado(1984) em História Econômica pela mesma Universidade. Professora aposentada do Departamento de História-FFLCH-USP. É, atualmente - e desde 1987 - orientadora de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH-USP.Sua atuação incide, principalmente, sobre os seguintes temas: história da infância, adolescência e juventude, história da mulher, história da cidade de São Paulo, história do trabalho, imigração. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica/FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina-CEDHAL/FFLCH-USP, no qual exerce, atualmente, o cargo de Secretária Executiva. Foi coordenadora do GT de História da Infância e da Juventude - ANPUH-Nacional desde sua criação até julho de 2019. É, também, Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en America Latina - REHIAL, criada em abril de 2014 e de cuja criação participou.
Currículo Lattes
​​​​​​​

image-20210224230334-4 Everaldo de Oliveira Andrade

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em História Econômica pela mesma universidade, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado entre 2012-2013. Professor de História contemporânea no departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), com credenciamento no programa de pós-graduação em História Econômica. Membro da Diretoria da Associação Nacional de História - SP na gestão 2011-2012 e atualmente membro do seu Conselho Consultivo. Foi coordenador da área de História Contemporânea no período 2015-2016. Tem experiência docente e publicações na área de ensino e pesquisa de História, em História contemporânea, História da América e História econômica. Foi coordenador do programa de pós-graduação em História Econômica da USP (PPG-HE) na gestão 2017-2018. É membro do conselho editorial da Revista de História do departamento de História da USP.
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224230533-5 Felipe Pereira Loureiro

Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), presidente da Comissão de Graduação do IRI-USP e vice-coordenador da Câmara de Avaliação e Normas (CAN) da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Doutor em História Econômica pela USP, é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU) e do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Labmundi). Foi pesquisador visitante no Institute for the Study of the Americas da Universidade de Londres (2010-2011), no Watson Institute of International and Public Affairs da Brown University (2017) e na Elliott School of International Affairs da George Washington University (2018). Tem experiência de pesquisa nas áreas de História das Relações Internacionais, com foco nas relações entre Brasil e Estados Unidos durante a Guerra Fria, e no campo de estudos sobre Estados Unidos, notadamente instituições governamentais, Nova Direita e política externa norte-americana.
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224230830-6 Francisco de Assis Queiroz

Possui bacharelado e doutorado em História Social/História da Ciência pela USP, licenciatura em Filosofia (PUCCAMP/UNIFAI) e bacharelado em Economia (PUC-SP), com incursões não lineares por outros campos, incluindo em outros momentos tentativas de esforços autodidáticos. Foi professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professor de história da ciência na USP, autor de A Revolução Microeletrônica: Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrônicas, entre outros trabalhos sobre história da ciência e tecnologia e polítca científica no Brasil. Outras áreas de atuação e interesse são: história econômica e financeira, política econômica, economia monetária, desenvolvimento econômico e economia brasileira. 
http://lattes.cnpq.br/9963100774836133
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 Gildo Magalhães dos Santos Filho

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1972), com doutorado em História Social (1994) e livre-docência em História da Ciência (2005), ambos pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi bolsista das Fundações Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha) em 1983-84, Resident Scholar do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) em 2003 e Fellow da Chemical Heritage Foundation (Filadélfia, EUA) em 2013. Membro do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa desde 2004 e Professor Colaborador do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2014. A partir de 2016 tornou-se Professor Titular do Departamento de História da FFLCH/USP. É líder do Grupo de Pesquisa Khronos do Instituto de Estudos Avançados da USP e diretor do Centro Interunidades de História da Ciência da USP, onde edita a revista Khronos. Coordenou projeto temático da FAPESP sobre a história da eletrificação paulista e dirige projeto de cooperação internacional entre a FAPESP e a Fundação para a América Latina da Baviera (BAYLAT). Dedica-se a temas de pesquisa em história da ciência e da tecnologia, com destaque para temas sobre o Brasil, epistemologia, divulgação científica, história da política científico-tecnológica. 
Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 Guilherme Grandi

Professor doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá). Tem experiência de pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente com os seguintes temas: transportes, economia cafeeira, imigração, Estado, industrialização, movimento operário, sindicalismo, políticas de transporte, história quantitativa e historiografia comparada entre Brasil, Argentina e Canadá. 
Currículo Lattes 
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224231930-2 Henrique Soares Carneiro

Possui mestrado e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (1997). É professor de História Moderna da Universidade de São Paulo. Foi professor de História do Brasil República, na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, onde leciona e desenvolve pesquisas em História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224232150-3 Horácio Gutiérrez

HORACIO GUTIÉRREZ é mestre (1989), doutor (1997) e livre-docente em História (2008) pela Universidade de São Paulo, e graduado em Economia (1979) pela Universidad de Chile. Foi professor da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Goiás e, no exterior, visitante na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Atualmente é professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro de Estudos de História da América Latina (CEDHAL). Leciona, pesquisa e orienta na área de História da América, em particular nos seguintes temas: identidades americanas, escravidão, história agrária e história demográfica.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224232436-4 Íris Kantor

Graduação no Departamento de História na Universidade de São Paulo (1986); defesa de Mestrado em 1996 e de Doutorado em 2002, ambas no Programa de História Social da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP). Integrou o quadro de docentes da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 1992-2002; e, desde 2003, é docente concursada no Departamento de História na Universidade de São Paulo, sendo responsável pelas disciplinas de História Ibérica, História da Historiografia Colonial Brasileira e História da Cartografia Ibero Americana. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2) desde 2009; participa do comitê executivo do E- Journal of Portuguese History da Universidade de Brown. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica da Cátedra Jaime Cortesão e do LABIEB (USP). Participa do Conselho Acadêmico da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e representa a FFLCH no Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Ciência, império e viagens (2013). Desde 2014 é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224232731-1 Jorge Luís da Silva Grespan

Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Teoria da História e é credenciado como orientador de mestrado e doutorado pelo Programa de História Econômica e pelo Programa de História Social da FFLCH USP. Suas linhas de pesquisa abrangem temas como: Dialética em Marx e em Hegel, Crítica da Economia Política, Crises econômicas, Marxismo no século XX (Lukács, Rosa Luxemburgo, Gramsci, W. Benjamin, Adorno), Marxismo no Brasil e na América Latina. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994. Tese publicada em 1998 com o título "O negativo do capital"), pós-doutorado em filosofia pela Freie Universität Berlin (1997), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2017, publicada em 2019 com o título "Marx e o Modo de Representação Capitalista").

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 José Eduardo Marques Mauro

Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade de São Paulo (1964), graduação em DIREITO - PUCPSP (1966) e especialização em História da Civilização Brasileira pela USP (1967), e doutorado em História do Brasil pela Universidade de São Paulo (1973). Cursos no exterior em estudos políticos (França) e desenvolvimento econômico (Itália). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Econômica na FFLCH-USP, desde 1977. Organizador do Centro de Documentação de Fontes Históricas Locais e Regionais da Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP, sediado no Campus Platanus de Campos do Jordão-SP, e seu Coordenador desde julho de 2011, até dezembro 2014 - sob a sigla NUPHIR (Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais). Coordenador Técnico-Científico do Acordo de Cooperação Técnico-Científico e de Pesquisa, firmado entre a UNIVAP e a Prefeitura de Campos do Jordão, para a execução do Projeto de Arranjo Arquivístico de Documentação produzida pela Prefeitura de Campos do Jordão, desde maio de 2011 até dezembro de 2014. Atua como Líder do Grupo NUPHIR - (Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais), credenciado no CNPQ/IPD-UNIVAP. Em 09.08.2018, ingressou na Academia Paulista de História. Possuí artigos e citações disponíveis na plataforma Academia.edu. 

​​​​​​​Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 José Flávio Motta

É graduado em Ciências Econômicas pela FEA/USP (1982), doutorado em Economia pelo IPE-FEA/USP (1990) e livre-docente pela FEA/USP (2010). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP. Leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP e no Programa de Pós-Graduação em Economia do IPE-FEA/USP. Lidera o HERMES & CLIO - Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica da FEA/USP, e participa do NEHD - Núcleo de Estudos em História Demográfica da FEA/USP. Atua como consultor ad hoc da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve suas pesquisas na área de História Econômica, com ênfase em Demografia Histórica. Seus principais temas de pesquisa são: economia e demografia da escravidão (família escrava, estrutura da posse de cativos, comércio interno de escravos), gênero e história econômica, história do movimento operário brasileiro, historiografia econômica do Brasil. É professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em 

Currículo Lattes​​​​​​​
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224234114-2 José Jobson de Andrade Arruda

Possui graduação em História (1966) e doutorado em História Moderna (1973), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor sênior do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224234359-4 Lélio Luiz de Oliveira

Graduação - Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Professor doutor do Departamento de Economia, da FEARP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da USP - Universidade de São Paulo. Experiência na área de História Econômica e Demografia Histórica. Vice-Diretor do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (Santos-SP), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. 

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210224234812-1 Lincoln Ferreira Secco

Lincoln Secco nasceu na cidade de São Paulo em 1969. Formou-se nas escolas públicas Santos Dumont e Nossa Senhora da Penha. Em 1987 ingressou na Universidade de São Paulo (USP). Cursou Letras e obteve o bacharelado e a licenciatura em História. É mestre, doutor e livre docente pela USP onde desde 2003 é professor de História Contemporânea. É membro do Editorial Board da Manchester University Press (Book Series on Politics, Cultures and Aesthetics of the Radical Right) e do conselho de humanidades da Ateliê Editorial. 
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​Currículo Lattes
​​​​​​​

image-20210224235120-1 Luciana Suarez Lopes

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005) e Livre-Docente em Formação Econômica e Social do Brasil pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é professora do Instituto de Estudos Brasileiros e dos programas de pós-graduação em "Culturas e Identidades Brasileiras" e "História Econômica", ambos da Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisas na área de História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, alocação e acumulação de riqueza e estrutura da posse de escravos.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

  Luiz Bernardo Murtinho Pericás

Luiz Bernardo Pericás é formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-doutorado pela FLACSO (Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales), México e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi professor-convidado da FLACSO, México e Visiting Scholar da University of Texas at Austin. Foi também Visiting Fellow da Australian National University em Camberra. Publicou em diversas revistas e jornais, como O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Memoria (México), Contexto Latinomericano (Cuba), Quaderni della Fondazione Ernesto Che Guevara (Itália), Lua Nova (Cedec), Política Externa, Cadernos do Terceiro Mundo, Novos Rumos, História Unisinos, Estudos Avançados (IEA/USP), Teoria e Debate (Fundação Perseu Abramo), Revista de História da Biblioteca Nacional, Margem Esquerda (Boitempo), Lutas Socias (NEILS/PUC), História e Luta de Classes, História (Unesp), Outubro (Cemarx/Unicamp), CartaCapital, Afro-Ásia (UFBA), Teorema, Cult, A Tarde, Le Monde Diplomatique, entre outros. Traduziu, organizou e prefaciou livros de diversos autores, como Jack London, John Reed, James Petras, Edward Said, A. Alvarez, Christopher Hitchens, Slavoj Zizek e José Carlos Mariátegui. É autor de vários livros, como Che Guevara and the Economic Debate in Cuba (Nova Iorque, Atropos Press, 2009), Os cangaceiros (São Paulo, Boitempo, 2010) e Cansaço, a longa estação (São Paulo, Boitempo, 2012), entre outros. Foi pesquisador do CBELA (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos/USP) e da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), no projeto Memória Paulista, e professor-pesquisador da FLACSO, sede acadêmica do Brasil. Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Casa de las Américas 2012, Cuba, por seu livro Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. Membro do júri do LV Prêmio Casa de las Américas. Ganhador do Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas, Cuba, em 2014. Ganhador do Prêmio Juca Pato, intelectual do ano, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), pelo livro Caio Prado Júnior: uma biografia política. Ganhador do Prêmio Jabuti pela mesma obra. É professor de História Contemporânea da USP.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210225000214-4 Luiz Renato Martins

Graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia, área de Estética, pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Filosofia, área de Estética, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor em Regime de dedicação exclusiva em tempo integral do Departamento de Artes Visuais, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, vice-coordenador-científico do Centro de estudos DESFORMAS - Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos (USP).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Estética e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e arquitetura modernas, cinema, revolução francesa, David, Manet, Cézanne, Van Gogh, revolução russa, construtivismo, montagem, teoria da formação, arte brasileira moderna e contemporânea.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​ image-20210224235918-3 ​​​​​​​Marcelo Cândido da Silva

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2, Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Professor do Departamento de História da USP. É Membro Associado da Société des Historiens Médiévistes de l'Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP), Membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidental de Paris (LAMOP, UMR 8589), Pesquisador Associado do CIHAM - Histoire, archéologie, littératures des mondes chrétiens et musulmans médiévaux (UMR 5648), Coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Atuou como Professor Visitante na École Normale Supérieure de Paris (janeiro de 2005), na Université Lumière Lyon 2 (janeiro e fevereiro de 2006), na Université Laval, no Canadá (janeiro e fevereiro de 2007), na Université Paul-Valéry Montpellier III, na França (maio de 2007), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (janeiro de 2009), na Università di Bologna (janeiro e fevereiro de 2013) e na Université Libre de Bruxelles (fevereiro de 2016). Bolsista da Ville de Paris entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, com Projeto de Pesquisa sobre o roubo na Alta Idade Média. É membro do Projeto coletivo "La compétition dans les sociétés du haut Moyen Âge", que reúne pesquisadores europeus e norte-americanos. Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
​​​​​​​​​​​​​​
Currículo Lattes
​​​​​​​

image-20210225000352-5 Marisa Midori Deaecto

Professora Livre-Docente em História do Livro. Leciona no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Fac. de Fil. Letras e Ciências Humanas (PPGHE-USP). Pesquisadora da cátedra "Histoire et Civilisation du Livre", dirigida por Frédéric Barbier (CNRS-EPHE), do GRUPEBRAF-IEB, dirigido por Regina Campos Salgado (USP) e Doutora Honoris Causa da Universidade Eszterházy Károly, Eger, Hungria. Professora convidada pela École Nationale des Chartes, pelo Labex-Transfers, da École Normale Supérieure de Paris, da Cátedra "Histoire et Civilisation du Livre", da EPHE-Paris e do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Membro de comitês científicos de renomadas revistas especializas em estudos do livro. Editora de LIVRO - Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição. Coordenadora do Grupo de Estudos História da Edição e das Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX e XX). Por Império dos Livros (Edusp, 2011) recebeu o Prêmio "Sergio Buarque de Holanda", da Fundação Biblioteca Nacional, na categoria Melhor Ensaio e o Prêmio Jabuti, 1o. Lugar - Comunicação. Editora responsável da Revista LIVRO (Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição-NELE-USP) e coordenadora da Com-Arte, Editora Laboratório do Curso de Editoração (ECA-USP). Autora do blog http://bibliomania-divercidades.blogspot.com.br/ e colunista do Jornal e da Rádio USP. Graduada em História pela Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de Mestre (2000) e Doutora (2006) em História Econômica (PPGHE)
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​Currículo Lattes
​​​​​​​

image-20210225000724-6 Maximiliano Mac Menz

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do projeto de Formação de Quadros do Cebrap (2006-2008). É professor de História Moderna da Universidade Federal de São Paulo, onde realizou projeto de Jovem Pesquisador (2009-2012) e atualmente desenvolve o projeto “Uma história econômica do tráfico de escravos em Angola: financiamento, fiscalidade, transporte (c. 1730 - 1807)”, ambos com apoio da Fapesp. Atua ainda como professor do programa de pós-graduação em História Econômica da USP. É autor do livro “Entre Impérios: Formação do Rio Grande na Crise do Sistema Colonial Português (1777-1822)” e de diversos artigos sobre a história econômica do Império Português.
​​​​​​​​​​​​​​
Currículo Lattes
​​​​​​​

image-20210225000911-7 Osvaldo Luis Angel Coggiola

Graduado em Economia Política e História na Université ParisVIII (1979). É doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1983). Atualmente professor titular da Universidade de São Paulo na área de História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: marxismo, América Latina, movimento operário, capitalismo e socialismo

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210225001220-8 Pedro Luís Puntoni

Possui graduação em História (1989), mestrado (1992) e doutorado (1998) em História Social e livre-docência (2010) em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade de São Paulo (desde 1999); pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) (desde 1998), onde atualmente coordena o Núcleo de Cultura Digital; e pesquisador e vice-coordenador do finisterra_lab (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre os Impérios Ibéricos na Época Moderna). É membro do Conselho de Redação da revista Análise Social (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa). Foi investigador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu atividades de pós-doutoramento, em 2001 e em 2016-17. Foi membro (representante) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo (2013-2016). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP (2005-2007). Foi Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (2007-2014) e coordenador do Projeto Brasiliana USP (responsável pelo desenvolvimento da biblioteca brasiliana digital - www.brasiliana.usp.br). Foi presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP (2010-2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, história política, história militar, historiografia e arquivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais, e na área de Humanidades Digitais.

Currículo Lattes​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

 Raquel Glezer

Possui graduação no Curso de História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP (1966) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1977). É Professora Titular - DH/FFLCH/ Universidade de São Paulo. É Professora Sênior no Departamento de História/FFLCH/USP desde 2017. Professora Emérita da FFLCH/USP em 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, ensino de história, história da cidade de São Paulo, história do Brasil e urbanização.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210225001758-9 Renato Perim Colistete

Professor livre-docente do Departamento de Economia, FEA-USP, doutor em História Moderna (área de História Econômica) pela Universidade de Oxford, mestre em História pela Universidade de Oxford, mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência de pesquisa na área de História Econômica, com ênfase nos seguintes temas: instituições e desigualdade no longo prazo; educação primária; distribuição de riqueza e de renda; atividade inventiva e tecnologia; mercado de trabalho e salários; grupos de interesse e política econômica nos séculos XIX e XX. 

Currículo Lattes 

 Rodrigo M. Ricupero

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Possui graduação (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). É autor do livro "A Formação da Elite Colonial" (2a edição. Almedina, 2020). É pesquisador da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP. Atualmente é presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP) 

Currículo Lattes​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

​​​​​​​image-20210225002430-10 Sara Albieri

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historia Intelectual e Teoria e Filosofia da História. 

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210225002637-11 Vera Lucia Amaral Ferlini

Vera Lucia Amaral Ferlini, doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica, é Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões. Professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de História Ibérica e História do Brasil Colônia, estudando açúcar, escravismo, imigração, estrutura agrária e núcleos coloniais. É autora, entre outros títulos, A Civilização do Açúcar e Colonização, Terra e Trabalho e Poder Modos de Governar (org.) e História Econômica: Agricultura, Indústria e Populações ( org.

Currículo Lattes
​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​

image-20210225002831-12 Wilson do Nascimento Barbosa

Possui Graduação em Economia e Estatística pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1974), Mestrado em Economia Internacional pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1975) e Doutorado em História pelo Instituto de História Econômica pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1984). Atualmente é Professor Titular da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica, economia, cultura do negro brasileiro, cultura negra no Brasil. 
​​​​​​​​​​​​​​
Currículo Lattes
​​​​​​​