Captura de Tela 2024-04-16 às 10.32.51

 

Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica! 

A matrícula é realizada internamente na secretaria do programa e a secretaria do Serviço de Pós-Graduação com base na documentação enviada durante sua inscrição no Processo Seletivo. Portanto, a matrícula não é presencial.

Matrícula no Programa:

  1. Número USP: Verifique seu número USP aqui, que será sua identidade durante todo período de seu curso;
  2. Acesso ao Sistema JANUS: A partir de 10/01/2025, você poderá acessar a plataforma JANUS usando o seu Número USP. No menu "Acesso> Primeiro Acesso", você encontrará instruções para definir sua senha. É importante destacar que pode ocorrer algum atraso no processo interno de matrícula no progra. Caso tenha dificuldades para acessar após o dia 13/01/2025, entre em contato com a Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br. 
  3. Ex-Aluno/as da USP: Caso você já tenha sido aluno(a) de graduação ou mestrado na USP, será necessário obter uma nova senha. Para isso, acesse a plataforma Sistema JANUS em "Acesso > Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha.
  4. Os candidatos que não entregaram os documentos da Graduação (declaração com a data da colação de grau) ou Mestrado (modelo de declaração quando não há diploma)  devem enviar os comprovantes clicando aqui
  5. A matrícula no programa só será efetivada após o envio e validação de toda a documentação solicitada. Não será possível realizar a pré-matrícula em disciplina sem a matrícula efetivada.

Matrícula em Disciplina:

A matrícula em disciplinas deve ser realizada pelo próprio aluno(a), conforme as orientações abaixo:

  1. Período de Matrícula: De 13 a 19/01/2024, realize sua matrícula no Sistema JANUS.
  2. Grade de Disciplinas: Consulte a Grade de Disciplinas disponível no site do Programa ou no Sistema JANUS > Disciplinas Oferecidas. Verifique as datas de início de cada disciplina.
  3. Orientação sobre Disciplinas: Caso ainda não tenha conversado com seu(sua) orientador(a), acesse a aba Docentes no site para encontrar o e-mail correspondente. É importante discutir as disciplinas que você pretende cursar no próximo semestre, pois no Programa de Pós-Graduação em História Econômica, não há disciplinas obrigatórias, sendo a escolha totalmente livre.
  4. Matrícula Semestral: Todos os pós-graduandos devem realizar a matrícula semestralmente, seja em "Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento". Caso não efetue nenhuma das duas, poderá ser considerado o seu desligamento do curso. Fique atento(a) às datas!

Importante

  1. Criação de E-mail Institucional: Todos os ingressantes devem criar um e-mail institucional da USP. Através deste e-mail, você receberá comunicados da Secretaria, notificações automáticas do Sistema JANUS e terá acesso a recursos como MoodleE-disciplinaGoogle Meet e Google Drive. Após a criação, informe seu e-mail institucional à Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br para que seja incluído no cadastro.

  2. Comunicação com a Secretaria: Ao entrar em contato com a Secretaria, sempre envie as seguintes informações:

    • Seu nome completo
    • Seu Número USP
    • O nome do seu(sua) orientador(a)
    • Seu curso (Mestrado ou Doutorado)
      Isso ajudará a agilizar o atendimento porque atendemos dois programas.
  3. Primeiros Passos: Acesse a seção "Primeiros Passos" para obter mais informações sobre o Cartão de EstudanteCartão BUSPPasse Escolar e outros recursos importantes.

  4. Para mais detalhes, consulte o "Tutorial para Ingressantes" no site do Programa.