Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPG-HE) divulga o presente Edital para a apresentação de projetos de Mestrado e Doutorado aberto a todos os alunos matriculados no Programa e interessados em concorrer a bolsas CAPES e CNPq. A finalidade do Edital é elaborar uma Lista de Espera de Bolsistas para o período 2021-2022, válida por um ano a partir de sua divulgação. Este Edital revoga os processos seletivos anteriores.
A seleção classificatória dar-se-á com base em critérios acadêmicos, socioeconômicos e étnico-raciais. A avaliação acadêmica assentar-se-á no Projeto de Pesquisa e informações acadêmicas complementares. A avaliação socioeconômica e étnico-racial será realizada com base nas informações fornecidas pelo candidato, nos itens 2 e 3 do Formulário de Solicitação de Bolsas. Tais critérios serão contabilizados conforme cálculo e ponderação expostos no documento Anexo – Sobre os Critérios de Avaliação e seus Pesos, apenas se forem devidamente comprovados.
Pede-se prestar atenção aos seguintes procedimentos no momento da inscrição:
I - Poderão participar do processo seletivo todos os alunos matriculados no PPG-HE, de mestrado e doutorado, apresentando os seguintes documentos:
  1. Projeto de Pesquisa com parecer do orientador;
  2. Formulário de Solicitação de Bolsas (https://docs.google.com/document/d/1B_9UEZlrnijOVc_UlC0qCW8hCEeDA5-k/edit). Ao ser encaminhado para a página do link, clicar em "Arquivo" e depois em "Fazer download" em formato Word (.docx) ;
  3. Cópia do Currículo Lattes atualizado;
  4. ​​​​​​​Histórico escolar dos níveis: fundamental, médio e superior;
  5. Histórico da pós-graduação;
  6. Comprovante de residência;
  7. Comprovação de dependentes (certidão de nascimento dos filhos, última declaração do Imposto de Renda ou outro documento correlato).

​​​​​​​II - Período de inscrição: de 25 de agosto a 06 de setembro de 2021.
​​​​​​​​​​​O processo de recebimento dos projetos será totalmente on-line: as candidaturas devem ser enviadas por e-mail para a Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de História (spghisto@usp.br), com todos os documentos e informações requeridos no presente Edital em pdf.

​​​​​​​Divulgação do resultado: 24 de setembro de 2021
Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para spghisto@usp.br
Formas de cálculo para avaliação socioeconômica e étnico-racial.
Cada variável do questionário aplicado no Formulário de Solicitação de Bolsas implica uma resposta, à qual será atribuída uma pontuação e um peso relativo a essa pontuação. Os pontos são de 0 (zero) a 100 (cem) e o peso equivale de 1 (um) a 6 (seis), conforme descrito no documento Anexo – Sobre os Critérios de Avaliação e seus Pesos.

Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em História Econômica.