Apresentação
Edital
Edital para o Processo Seletivo 2023
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EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - INGRESSO 2023
Estarão abertas, no período de 01 a 10 de agosto de 2022, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPG-HE) da Universidade de São Paulo (USP) visando o preenchimento de até 30 vagas para os cursos de Mestrado e de Doutorado a serem iniciados no primeiro semestre de 2023.
O processo de ingresso do candidato no Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP realizar-se-á conforme as normas do presente Edital e da Legislação em vigor (Normas Internas do PPG-HE/Resolução CoPGR 6880 de 25/08/2014 e Resolução PRPG 7493 de 27/03/2018).
1. O Processo Seletivo consistirá em quatro etapas:
ETAPA 1: Da inscrição
ETAPA 2: Da Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira
ETAPA 3: Da Entrevista (composta por Análise do Projeto de Pesquisa e Arguição do Curriculum Vitae do candidato).
ETAPA 4: Da Matrícula
1.1) Todas as etapas são eliminatórias, ou seja, para avançar para a etapa seguinte, o candidato deverá ser aprovado na etapa anterior do Processo Seletivo.
b) O resultado final deverá ser homologado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de História Econômica da USP.
2. Todo o Processo Seletivo será realizado online. Para viabilizar a inscrição e participação, o candidato será responsável por garantir seu acesso à tecnologia necessária.
ETAPA 1: DA INSCRIÇÃO
3. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento de formulário digital, disponível no site https://ppghe.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2023, no período de 1 a 10 de agosto de 2022. O sistema fechará automaticamente às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 10 de agosto de 2022, não sendo aceitas inscrições fora do prazo de submissão.
4. Documentos exigidos para a inscrição. Os seguintes documentos deverão ser digitalizados (frente e verso) de forma legível, sem cortes, borrões, distorções ou partes desfocadas, e anexados em formato PDF com no máximo 8 MB por arquivo:
4.1. Cópia de documento de identidade:
a) Carteira de Identidade (RG) e CPF, para candidatos brasileiros;
b) No caso de candidato estrangeiro, anexar cópia do Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Estes documentos só serão aceitos para fins de inscrição. Os candidatos aprovados somente serão matriculados com a apresentação oportuna do Protocolo do RNE.
4.2. Curriculum Vitae: obrigatoriamente o Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/), ou similar no caso de estrangeiros.
4.3. Taxa de inscrição:
a) Comprovante de pagamento no valor de R$ 80,00: o boleto deverá ser impresso e pago em qualquer agência bancária. O pagamento deverá ser feito até o dia 10 de agosto de 2022 e ser incluído no formulário de inscrição.
b) Requerimento de Isenção: o candidato poderá solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, no período de 22 a 25 de julho de 2022, mediante requerimento à Coordenação do Programa, com justificativa documentada através do formulário disponível no site (https://ppghe.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2023). Para esses efeitos, deverá anexar os seguintes documentos: i) comprovante de inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; ou ii) comprovante de desemprego (Carteira de Trabalho ou cópia do seguro-desemprego); ou iii) comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (valor do salário-mínimo Federal). Os resultados dos pedidos de isenção de taxa serão publicados até o dia 27 de julho 2022, no site do Programa.
c) Os funcionários da USP/Unesp/Unicamp e os professores da rede pública do Estado de São Paulo terão isenção da taxa de inscrição mediante a apresentação do comprovante.
4.4. Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira. Os procedimentos de comprovação estão detalhados na Etapa 2, abaixo.
4.5. Projeto de Pesquisa. Deverá ser apresentado em versão eletrônica (formato PDF), no qual deverão constar os seguintes itens:
a) Capa: contendo o título, a Linha de Pesquisa do Projeto, nome do aluno e orientador pretendido;
b) Apresentação do tema e justificativa teórica e historiográfica;
c) Delimitação do tema e Objetivos;
d) Metodologia e comentário de Fontes;
e) Cronograma e Plano de Trabalho;
f) Listagem de Fontes e Bibliografia Preliminar.
4.6. Comprovantes de Graduação:
a) Diploma de Graduação (frente e verso no mesmo arquivo) ou, na falta deste, o Certificado de Conclusão do Curso Superior, com data de colação de Grau (frente e verso no mesmo arquivo). Terão validade apenas os cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato que não estiver de posse do Certificado de Colação de Grau deve anexar o Termo de Compromisso de Conclusão da Graduação, disponível para download no site do Programa. Após baixado, o Termo deve ser preenchido, assinado e anexado no campo devido;
b) Histórico Escolar de Graduação;
c) O candidato que não tiver concluído Curso Superior no ato da inscrição deverá inserir o Termo de Compromisso pelo qual se compromete a apresentar o documento comprobatório de colação de grau até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação, previsto no Calendário Escolar da FFLCH.
4.7. Diploma do Mestrado/Ata de Defesa:
a) O diploma de mestrado ou a ata são necessários somente para as inscrições para Doutorado dos candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP. É obrigatório constar no verso do diploma a Portaria de Credenciamento da CAPES;
b) O candidato que for mestrando da USP e fora da USP e não tiver defendido sua dissertação até o ato de sua inscrição no Doutorado deverá entregar, junto com a inscrição, o Termo de Compromisso, pelo qual se compromete a defender o Mestrado até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar da Unidade;
c) No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP vai até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP. Assim sendo, recomenda-se que o Pedido de Equivalência do Título de Mestre seja solicitado, no mínimo, 6 (seis) meses antes da data limite.
5. Os candidatos que, no ato da inscrição, não entregarem a documentação completa especificada no item 4 terão suas candidaturas indeferidas.
6. A lista de inscrições deferidas será divulgada na página do Programa até o dia 23 de agosto de 2022.
7. A interposição de recurso referente às inscrições será admitida até 25 de julho de 2022, por meio de Formulário Eletrônico próprio, disponível no site http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2023
8. A taxa de inscrição não será devolvida ao candidato, mesmo que não consiga realizar a inscrição dentro do prazo (em decorrência de eventuais problemas técnicos e falha de comunicação), em caso de desistência, reprovação ou qualquer outro tipo de impossibilidade em comparecer às fases seletivas.
ETAPA 2: DA AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
9. Para ingresso no curso de Mestrado os candidatos deverão comprovar proficiência em uma das seguintes línguas: inglês, francês ou espanhol.
10. Para ingresso no curso de Doutorado, os candidatos deverão comprovar proficiência em uma das seguintes línguas: inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão.
Parágrafo Único: A língua escolhida para o Doutorado terá de ser necessariamente diferente daquela que foi escolhida no curso de Mestrado.
11. A proficiência poderá ser comprovada de três maneiras:
a) Através de exame aplicado pelo Centro de Línguas da FFLCH [http://clinguas.fflch.usp.br], sendo: cinco (5,0) a nota mínima para aprovação de candidatos ao Mestrado e seis (6,0) para candidatos ao Doutorado. A definição dos idiomas ofertados para exame de proficiência, bem como a convocação, elaboração, aplicação e correção do exame é de responsabilidade do Centro de Línguas, que apenas informará à CCP de História Econômica os resultados, que serão encaminhados para uso da Comissão de Seleção responsável pelo Processo Seletivo;
b) Poderão ser aproveitadas para o presente Processo de Seleção as notas de proficiência obtidas no Centro de Línguas da FFLCH/USP nos anos 2020, 2021 e 2022. Os candidatos que se enquadrarem nesse caso deverão informar a ocorrência na Ficha de Inscrição para fins de conferência;
c) Através da apresentação dos seguintes Certificados:
- Para comprovação da proficiência em inglês: University of Cambridge (FCE ou superior); International English Language Test (IELTS), com grau mínimo igual ou superior a 5,5, ambos com validade permanente; Test of English as a Foreign Language (TOEFL), com mínimo de 180 pontos para o Computer- based Test (CBT) ou 500 pontos para o Paper-based Test ou 65 pontos para o Internet-based Test (IBT);
- Para comprovação da proficiência em espanhol: CELU e DELE (Instituto Cervantes), em nível Intermediário (B2);
- Para comprovação da proficiência em francês: exame DELF B2 ou superior ou DALF B2 ou superior;
- Para comprovação da proficiência em italiano: CILS, com pontuação mínima igual ou superior a CILS 4 (equivalente ao B2);
- Para comprovação da proficiência em alemão: Groβes Deutsches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe, com pontuação mínima de Aprovado;
- Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: B2 ou superior;
- Os candidatos estrangeiros que não residam no Brasil deverão comprovar proficiência em português. Para essa comprovação será aceito o certificado do Ministério da Educação do Brasil (CELPE-Bras), com aprovação no nível Intermediário Superior.
12. Ficará a critério da CCP de História Econômica deferir ou não o aproveitamento de exames que não constam da lista acima.
Parágrafo Único: O candidato estrangeiro será dispensado de comprovar proficiência em uma das línguas estrangeiras caso sua língua materna constar como uma das exigidas neste Processo Seletivo.
13. Serão divulgados no site do Programa, até o dia 29 de agosto de 2022, os resultados da comprovação da proficiência, assim como a validação dos certificados apresentados.
14. Os casos omissos e/ou o encaminhamento de quaisquer problemas relacionados a imprevistos institucionais que impeçam a realização da Prova de Proficiência serão analisados pela Coordenação de História Econômica.
ETAPA 3: DA ENTREVISTA (composta por Análise do Projeto de Pesquisa e Arguição do Curriculum Vitae do candidato).
15. O candidato será entrevistado por uma Banca de Avaliação composta por pelo menos dois docentes do Programa nomeados pela CCP de História Econômica. A Banca será responsável pela análise do currículo e a arguição do Projeto de Pesquisa. A arguição levará em conta os seguintes aspectos:
a) Adequação ao Programa de História Econômica e suas Linhas de Pesquisas;
b) Consistência temática, teórica e metodológica;
c) Conhecimento da bibliografia básica pertinente ao Projeto;
d) Indicação das fontes relacionadas ao Projeto;
e) Viabilidade do cronograma.
16. A agenda das entrevistas, com data e horário para cada Banca, será divulgada até o dia 16 de setembro de 2022, no site do PPG-HE. Não serão enviados e-mails individuais aos candidatos.
17. As entrevistas com as Bancas de Avaliação serão realizadas na semana de 19 a 23 de setembro de 2022 de forma remota (online).
18. O resultado da Etapa 3 estará disponível no site do PPG-HE, até o dia 30 de setembro de 2022.
19. Os candidatos reprovados na Etapa 3 poderão apresentar pedido de revisão entre os dias 3 a 4 de outubro de 2022, preenchendo formulário eletrônico próprio, disponível no site do Programa. Os resultados dos recursos serão divulgados até o dia 10 de outubro de 2022 pelo site.
20. A lista com os resultados finais dos candidatos aprovados no Processo Seletivo será publicada até o dia 24 de outubro de 2022 no site do Programa.
ETAPA 4: DA MATRÍCULA
21. Fica estabelecido, para a entrega de documentos pendentes em conformidade com as situações previstas neste Edital, sob pena de desclassificação, o último dia reservado à matrícula de ingressantes na Pós-Graduação apontado no Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação, a ser divulgado no site do Programa.
22. Os candidatos aprovados cujos nomes constem da lista de selecionados deverão confirmar o seu interesse pela matrícula no curso para o qual se candidataram preenchendo o formulário próprio a ser disponibilizado no site do Programa, no período de 24 a 31 de novembro outubro de 2022.
DAS VAGAS
23. O Programa de Pós-Graduação em História Econômica disponibilizará até 30 vagas de orientação em Mestrado e Doutorado, não sendo obrigatório o preenchimento total deste número.
24. A concessão de bolsas para os aprovados dependerá da oferta das agências financiadoras, e sua alocação obedecerá a edital específico. A aprovação no presente edital não garante o recebimento de bolsa de estudo.
DISPOSIÇÕES GERAIS
25. Os casos omissos relativos a esta Seleção serão analisados pela CCP de História Econômica dentro da Legislação e da jurisprudência em vigor na Universidade de São Paulo.
26. Quaisquer dúvidas adicionais não resolvidas por meio do conteúdo deste Edital deverão ser encaminhadas à Secretaria de Pós-Graduação, através do nosso endereço eletrônico (spghisto@usp.br), com o assunto “Processo Seletivo de História Econômica 2022”.
CRONOGRAMA RESUMIDO
DATA |
ETAPAS |
Ver editais no site do Centro de Línguas (http://clinguas.fflch.usp.br) |
Provas de Proficiência do Centro de Línguas/FFLCH |
22 a 25.07.2022 |
Pedido de isenção de taxa de inscrição |
até 27.07.2022 |
Resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição |
1 a 10.08.2022 |
Inscrição e pagamento do boleto (online) |
Até 23.08.2022 |
Resultado do deferimento das inscrições |
Até 25.08.2022 |
Recebimento de recursos referente ao deferimento das inscrições |
Até 02.09.2022 |
Resultado dos recursos referente às inscrições |
02.09.2022 |
Resultado e validação da comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira |
16.09.2022 |
Divulgação da agenda e instruções para entrevistas |
19 a 23.09.2022 |
Realização de entrevistas |
07.10.2022 |
Resultado das entrevistas |
10 e 11.10.2022 |
Recebimento de recurso das entrevistas |
18.10.2022 |
Resultado do recurso das entrevistas |
Até 11.11.2022 |
Divulgação do Resultado Final, em lista classificatória e orientação atribuída |
14 a 18.11.2022 |
Recebimento da declaração de interesse do candidato na vaga |
Até o último dia reservado para matrícula de ingressantes, previsto no Calendário Escolar da Unidade, a ser divulgado no site do Programa. |
Data Final para entrega de Diplomas e Colações de Grau, assim como diplomas validados no Brasil. |
Período previsto no Calendário Escolar da Unidade, a ser divulgado no site do Programa. |
Matrícula (trabalho interno) |
Cronograma
Cronograma Resumido 2023
DATA |
ETAPAS |
Ver editais no site do Centro de Línguas (http://clinguas.fflch.usp.br) |
Provas de Proficiência do Centro de Línguas/FFLCH |
22 a 25.07.2022 |
Pedido de isenção de taxa de inscrição |
até 27.07.2022 |
Resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição |
1 a 10.08.2022 |
Inscrição e pagamento do boleto (online) |
Até 23.08.2022 |
Resultado do deferimento das inscrições |
Até 25.08.2022 |
Recebimento de recursos referente ao deferimento das inscrições |
Até 02.09.2022 |
Resultado dos recursos referente às inscrições |
02.09.2022 |
Resultado e validação da comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira |
|
Divulgação da agenda e instruções para entrevistas |
|
Realização de entrevistas (on-line) |
07.10.2022 |
Resultado das entrevistas |
10 e 11.10.2022 |
Recebimento de recurso das entrevistas |
18.10.2022 |
Resultado do recurso das entrevistas |
Até 11.11.2022 |
Divulgação do Resultado Final, em lista classificatória e orientação atribuída |
24 a 31.11.22 |
Recebimento da declaração de interesse do candidato na vaga |
Até o último dia reservado para matrícula de ingressantes, previsto no Calendário Escolar da Unidade, a ser divulgado no site do Programa. |
Data Final para entrega de Diplomas e Colações de Grau, assim como diplomas validados no Brasil. |
Período previsto no Calendário Escolar da Unidade, a ser divulgado no site do Programa. |
Matrícula (trabalho interno) |
Bancas de Arguição
Bancas de Arguição
Datas e Horários das bancas de arguição:
- Clique aqui para visualizar a lista atualizada.
Instruções:
- Verifique no documento acima a data e horário da banca que você está alocado;
- A partir do horário estabelecido da sua banca e na data correta, cada candidato(a) receberá um link para que o encontro virtual com a banca examinadora ocorra;
- As arguições serão feitas a um único candidato(a) por vez;
Resultados
Resultados
Resultado do deferimento das inscrições
- CLIQUE AQUI para ter acesso.
Resultado dos recursos referente ao deferimento das inscrições
- CLIQUE AQUI para ter acesso.
Resultado dos Exames de Proficiência realizados no Centro de Línguada/FFLCH/USP
- Espanhol: CLIQUE AQUI
- Francês: CLIQUE AQUI
- Inglês: CLIQUE AQUI
- Italiano: não houve candidato
Resultados da Arguição
- Resultados da Arguição.
Recurso das Arguições
-
CLIQUE AQUI para visualizar o resultado dos recursos das arguições
Resultado Final
-
CLIQUE AQUI para visualizar o resultado final, em lista classificatória e orientação atribuída.
Confirmação de Interesse
Confirmação de Interesse e Matrícula
- A submissão poderá ser encaminhada no període de 24/11 a 01/12/2022
- CLIQUE AQUI para acessar o modelo
- CLIQUE AQUI para enviar a sua submissão
Envio de documentos faltantes para realização da matrícula
- CLIQUE AQUI para enviar a sua submissão
Matrícula
Matrícula
Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica!
Verifique com atenção as primeiras informações sobre sua matrícula.
Matrícula
- A MATRÍCULA NO PROGRAMA é efetuada internamente pela secretaria do Programa (PPGHE) e pela Secretaria do Serviço de Pós-Graduação/CPG, com base na documentação enviada pelo candidato no momento de inscrição no Processo Seletivo;
- Verifique abaixo o seu número USP. Ele será sua identidade nos próximos anos;
- A partir de 23.01.23 o ingressante deverá acessar, com o seu número USP, a plataforma Sistema JANUS. Em "Acesso> Primeiro Acesso" obterá informações sobre como definir sua senha para interagir na plataforma. Caso não consiga acessar o sistema escreva para a Secretaria no email spghisto@usp.br;
- Ex-alunos de graduação e mestrado da USP também devem obter uma nova senha. Entre na plataforma Sistema JANUS em "Acesso>Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha;
- A MATRÍCULA EM DISCIPLINA é efetuada individualmente pelos alunos e alunas no Sistema JANUS. Caso ainda não tenha se comunicado com seu orientador/a, busque no site, na aba Docentes, o email respectivo. Converse com ela ou ele sobre a disciplina a cursar no próximo semestre. A disciplina a cursar é de livre escolha, não há disciplinas obrigatórias nem no Mestrado, nem no Doutorado;
- A "Matrícula em Disciplina" será realizada pelo próprio aluno, no período de 23 a 27/01/2023, através do Sistema JANUS. Acesse as disciplinas disponíveis no sistema Janus ou no site do Programa;
- Importante: lembramos que todo/a pós-graduando/a deve refazer sua matrícula semestralmente, todos os anos, até o fim do curso. Caso você não realize a sua "Matrícula em Disciplina" ou sua "Matrícula de Acompanhamento" poderá ocorrer seu desligamento do curso.
Importante
- Criar um e-mail institucional. Será através do e-mail USP que você receberá contatos da Secretaria. Após criar o seu e-mail institucional o mesmo deverá ser informado à Secretaria através do email spghisto@usp.br;
- A secretaria cuida de dois programas: História Econômica e História Social. Para facilitar a comunicação por email, recomendamos que indique no corpo do e-mail o seu nome completo, número USP e o programa em que faz parte.
- Acesse o link dos PRIMEIROS PASSOS para obter informações sobre:
- Cartão USP
- E-Card USP
- Bilhete USP (BUSP)
- Cadastro de Dependentes junto ao Hospital Universitário da USP (HU)
MESTRADO |
||
---|---|---|
N° USP |
ALUNO/A |
ORIENTADOR/A |
8576310 | Anna Paula Figlino | Antonio Carlos Mazzeo |
13323731 | Clara Bastos de Macêdo Carneiro | Arlene Elizabeth Clemesha |
10765124 | Isabella Oliveira Cafer | Rodrigo Ricupero |
4934274 | José Carlos de Siqueira Vidal | José Jobson Arruda |
14475271 | Kleber da Silva Baptista Neto | José Jobson Arruda |
14475292 | Rafael Herculano de Andrade | Francisco Queiroz |
2046631 | Roberto de Souza Campos Cosso | Antonio Mazzeo |
10392268 | Tiago Brito da Silva | Francisco Queiroz |
10764492 | Vitória Perpétuo Bruno | Arlene Elizabeth Clemesha |
DOUTORADO |
||
---|---|---|
N° USP |
ALUNO/A |
ORIENTADOR/A |
10250311 | Bianca Neves Milani de Castilho | Francisco Queiroz |
13006101 | Eduardo Garcia Lara | Francisco Queiroz |
14475368 | Jane Cunha Pinto | Rodrigo Ricupero |
13389203 | Lucas Henrique de Paula | Francisco Queiroz |